segunda-feira, 21 de março de 2011

Apresentação

Disciplina: CBD0264 - Informacão, Ciência e Tecnologia 
Créditos Aula: 4 - Créditos Trabalho: 1 - Carga Horária Total:  90 h 
Período: 21/02/2011 a 01/07/2011

Objetivos
  • Fornecer subsídios para a compreensão da relação entre informação, Ciência e Tecnologia e as implicações das políticas nacionais de ICT no planejamento e desenvolvimento de Serviços de informação Científica e / ou Tecnológica.
  • Proporcionar uma visão do panorama atual dos sistemas de ICT no Brasil e discussão das possibilidades e tendências.
  
Docente Responsável: Asa Fujino 
  
Programa
01 - Apresentação da Disciplina
§  Inserção da disciplina no contexto do Curso
§  Apresentação e discussão do programa e da metodologia do curso
§  Apresentação dos alunos
§  Orientações gerais para realização dos estudos de caso
§  Orientações gerais para apresentação dos casos

02 – Ciência, Tecnologia e Informação
  • Discussão dos conceitos Ciência, Tecnologia, Inovação, Política de Ciência e Tecnologia
  • Discussão sobre Informação, Informação Científica, Informação Tecnológica, Informação Industrial
  • Serviços de Informação: natureza, tipologia, função
03 - Políticas C,T&I e o Desenvolvimento dos Serviços de Informação
  • Análise dos impactos do Contexto Sócio, Político, Econômico, Cultural, etc. no Desenvolvimento de Serviços de Informação
  • Políticas de Informação e os Programas Nacionais
  • Economia da Informação
  • Informação e Mercado de Trabalho
04- A Informação enquanto “Agente de Mudanças” na Organização
  • A Cultura Organizacional e o Serviço de Informação
  • A Organização: missão, vocação, atividades, estrutura organizacional
  • Linguagem e Cultura Organizacional
  • Elaboração do Perfil de Potenciais Usuários
05- O Serviço de Informação e o Contexto Organizacional
  • O Papel de Mediação no Serviço de Informação: Ambiente Externo-Organização ; Organização-Organização ; Organização-Cliente
  • Atividades de Prospecção e Desenvolvimento do Trabalho de “Antena”
06- Transferência de Informação
  • Os Canais de Comunicação em C&T
  • Os "Gatekeepers"
  • Principais Barreiras no Processo de Transferência
07- Os Principais Agentes de Geração e Difusão de ICT

7.1 - A Universidade: análise do contexto universitário
  • O tripé: Pesquisa, Ensino, Extensão
  • Modelos de universidades
  • A estrutura organizacional universitária
  • IES – Instituições de Ensino Superior
  • O papel dos Serviços de Informação em instituições acadêmicas
  • Características da Informação Científica: produção e uso
  • Características dos potenciais usuários
7.2 - Institutos de Pesquisa: tipologia e missão
  • Pesquisa Aplicada, Pesquisa Tecnológica, Pesquisa Industrial,P,D&E
  • Estudos de Oferta e Estudos de Demanda de Tecnologia
  • O Papel dos Centros de Documentação / Informação Técnica
  • Características da Informação Tecnológica: produção e uso
  • Características dos potenciais usuários
7.3 - A cooperação Universidade-Empresa
  • Serviços de Informação no Contexto da cooperação U-E
  • O espaço de aprendizagem
  • Compatibilização de linguagens
7.4 - Empresas em geral: Industriais, Comerciais, de Serviços
  • Papel dos Serviços de Informação: análise e discussão de acordo com o contexto organizacional específico
7.5 - Outras Instituições
  • A universidade corporativa
  • Organizações Baseadas no Conhecimento
  • Organizações virtuais
  • ONGs
  • Associações de Classe
8-Sistematização dos contextos discutidos. Apresentação dos relatórios finais e avaliação da disciplina

Metodologia: Aulas teóricas, baseadas em discussão de tópicos da bibliografia proposta pelos alunos, apresentação e discussão de contextos específicos.


São Paulo, 21 de fevereiro de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário