quinta-feira, 9 de junho de 2011

Apresentação da área e da instituição que atua no setor de cultura popular tradicional através da música folclórica

Colegas,

Em nossa apresentação exploramos o contexto histórico, político e cultural em que emerge a área da cultura popular tradicional; mostramos como essa área se distingue como um dos setores do sistema cultural contemporâneo, denominado de "Patrimônio Cultural Imaterial"; indicamos os programas e a legislação contemporânea que fundamenta os marcos legais desse setor no Brasil e no mundo.
Apresentamos a instituição que selecionamos sem idenficá-la para termos condições de apontar problemas e contradições que existem nessa área e que não estão somente localizados na instituição escolhida, pois ficou claro que, particularmente no Brasil, podemos dizer que essa área carece de serviços especializados organizados.
As ações em prol da cultura popular tradicional e do folclore historicamente têm sido isoladas, fragmentadas, e de certo modo informais. O setor de pratrimônio cultural imaterial, a partir dos anos 2000, tem sido visto com um importante setor da indústria criativa. No caso específico da música folclórica podemos dizer que esta, desde sempre, é insumo para a industria cultural da música, especialmente, e de expressões das artes do espetáculo, como dança e teatro.
Não foi fácil realizar esse estudo, mas foi um processo bastante interessante, de um aprendizado e tanto! Sugestões e críticas serão bem-vindas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário